FÓRUM E-AGRO INNOVATION

Quando 11 Abril 2019 14:00
Onde Santarém Hotel Av. Madre Andaluz, Santarém

A ECONOMIA DIGITAL NO SETOR AGROALIMENTAR: MERCADOS, ABORDAGENS E FERRAMENTAS

A importância da Economia Digital e do correto aproveitamento das oportunidades que oferece constituem uma realidade incontornável a que nenhum setor pode ser alheio, seja no domínio da comunicação, seja enquanto catalisador do aumento das vendas através do recurso a canais e ferramentas digitais. Consciente da importância deste tema para o Setor Agroalimentar, o Agrocluster promove o Fórum E-AGRO INNOVATION, com o objetivo de contribuir para o fomento da presença digital e para o reforço da sua competitividade, através dos canais digitais.

Programa

14:00 - 14:15
14:15 - 14:30
14:30 - 14:45
14:45 - 15:30
15:30 - 16:15
16:15 - 16:30
16:30 - 17:15
17:15 - 17:30
17:30
Registo dos participantes
Discurso de Abertura Carlos Lopes de Sousa Agrocluster
Apresentação do ProjetoAna Araújo Agrocluster Augusto Medina Sociedade Portuguesa de Inovação
Economia Digital: Comércio e Marketing: e-Commerce Web marketing Paulo Rita NOVA IMS - Information Management School Aceda à apresentação aqui
Economia Digital: Plataformas e ferramentas de análise: e-Marketplaces Web analytics Beatriz Casais Universidade do Minho - Escola de Economia e Gestão Aceda à apresentação aqui
Pausa para café
E-Commerce/E-Marketplaces e o Setor Agroindustrial nos EUA Rick D'Ambrosio Agribeef/Snakeriverfarms.com Aceda à apresentação aqui
Sessão de Perguntas e Respostas
Encerramento

Galeria

Oradores

Orador
Paulo Rita
Paulo Rita é Professor Catedrático de Marketing, Coordenador de Desenvolvimento Internacional, Director do Marketing Analytics Lab, Director das Pós-Graduações em Data Science for Marketing e Data Science for Hospitality and Tourism da NOVA Information Management School (NOVA IMS), Universidade Nova de Lisboa bem como membro do comité executivo da Academia Europeia de Marketing. Paulo Rita tem Agregação em Marketing (ISCTE), Pós-Doutoramento em E-Marketing (Universidade do Nevada Las Vegas, Estados Unidos), Doutoramento em Marketing (Universidade de Cardiff, Reino Unido), Certificado de Pós-Graduação em Investigação e Métodos Quantitativos aplicados à Gestão (Universidade de Glasgow, Reino Unido) e Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas (ISCTE). Os seus interesses de investigação incidem sobre o marketing digital / social media, comportamento do consumidor / neuromarketing e marketing turístico.
Fórum E-Agro Innovation – Potencialidades da Economia Digital: comércio e marketing A Economia Digital oferece às empresas um elevado potencial de expansão dos negócios, nomeadamente no que se refere ao aumento das vendas e da notoriedade através do recurso a canais digitais. De modo a explorar mais aprofundadamente estas duas vertentes, o Agrocluster convidou o Professor Paula Rita para abordar a temática dos modelos de negócio e estratégias de comércio eletrónico e, ainda, outros tópicos relevantes relacionados com o web marketing, como sejam o marketing e publicidade digital ou os conceitos de marketing social, móvel e local. Estes e outros temas relevantes serão tratados no Fórum E-Agro Innovation, organizado pelo Agrocluster - Cluster Agroindustrial do Ribatejo e dedicado ao tema “A Economia Digital no Setor Agroalimentar: mercados, abordagens e ferramentas”.
Orador
Beatriz Casais
Beatriz Casais é professora universitária na área do Marketing e Estratégia, sendo doutorada em Ciências Empresariais na variante Marketing e Estratégia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto desde 2015. Atualmente colabora como professora convidada na Porto Business School, na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e no Instituto Português de Administração e Marketing do Porto (IPAM). Dedica-se ainda à atividade de consultoria estratégica. Adicionalmente, tem experiência Profissional em assessoria de marketing e comunicação na Universidade do Porto e no Ministério da Saúde. Foi ainda jornalista na Rádio Renascença e no jornal Diário Económico. As suas áreas de interesse incidem sobre o marketing digital e social, comunicação de marketing e publicidade.
Fórum E-Agro Innovation – O potencial das plataformas e das ferramentas de análise: e-Marketplaces e Web Analytics Tendo em conta a importância e atualidade desta temática, o Agrocluster convidou a Professora Beatriz Casais para participar no Fórum E-Agro Innovation, no âmbito do qual irá aprofundar o papel dos e-Marketplaces enquanto ferramentas de estratégia empresarial com elevado potencial para a economia agroalimentar, em particular no que se refere aos canais de distribuição e à exploração de novos mercados - como será o caso do aproveitamento destas plataformas para a implementação de estratégias de internacionalização e/ou para abordagem a mercados de nicho. Na sua intervenção a Professora Beatriz Casais irá ainda abordar, a par com outros tópicos, a importância do uso das ferramentas digitais na compreensão do mercado e no acompanhamento da experiência do consumidor numa lógica relacional. O Fórum E-Agro Innovation, dedicado ao tema “A Economia Digital no Setor Agroalimentar: mercados, abordagens e ferramentas”, decorrerá no dia 11 de abril de 2019, pelas 14:00 horas, no Santarém Hotel, em Santarém.
Orador
Rick D'Ambrosio
Rick D'Ambrósio é Diretor de Marketing Digital e de e-Commerce na Agribeef Company, responsável pela plataforma B2C snakeriverfarms.com. Rick D'Ambrosio é um gestor com ampla experiência em e-Commerce, Marketing Digital e Web Design, especializado no desenvolvimento de negócios baseados online. Ao longo da sua carreira tem colaborado com inúmeras empresas de diversos setores - do têxtil ao informático e, atualmente, ao agroalimentar -, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento dos respetivos negócios através dos canais online. A Agribeef, através da sua plataforma snakeriverfarms.com, é um dos maiores fornecedores mundiais de carne do tipo American Wagyu e Kurobuta Pork.
Fórum E-Agro Innovation – E-Commerce/E-Marketplaces e o Setor Agroindustrial nos EUA O aproveitamento das oportunidades oferecidas pela Economia Digital implica a adoção de novos processos e comporta barreiras e desafios que podem dificultar a obtenção dos resultados esperados. Consciente dos desafios associados à transição para a Economia Digital, em especial no que se refere ao Agro E-Commerce, o Agrocluster convidou o especialista norte-americano Rick D'Ambrosio para partilhar a sua experiência sobre as dificuldades que as empresas podem enfrentar na construção da sua presença online e no recurso a canais de E-Commerce/E-Marketplaces. Principais dificuldades, tendências atuais e futuras e aspetos fundamentais a ter em conta para uma abordagem bem sucedida, são algumas das questões que Rick D'Ambrosio aprofundará na sua intervenção. Estes e outros temas relevantes serão abordados no Fórum E-Agro Innovation, organizado pelo Agrocluster - Cluster Agroindustrial do Ribatejo e dedicado ao tema "A Economia Digital no Setor Agroalimentar: mercados, abordagens e ferramentas".